Evolução
A evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo, podendo inclusive provocar o surgimento de novas espécies a partir de uma preexistente. Dessa forma, a grande diversidade de organismos presentes em nosso planeta pode ser explicada por meio dessa teoria.Registros escritos de grandes filósofos pré-socráticos nos mostram que o pensamento evolucionista não se deu, basicamente, e tampouco unicamente, por Charles Darwin. Aliás, a apresentação desta teoria à Linnean Society, em 1858, foi feita com a coautoria de Alfred Wallace: naturalista menos abastado que, sem o prévio conhecimento das ideias de Darwin, conseguiu compreender da mesma forma o aparecimento e perpetuação de espécies variadas e de formas específicas.
A evolução por meio da seleção natural, proposta por esses dois pesquisadores, enuncia que indivíduos que possuem características específicas que os tornam mais aptos a viver em determinado ambiente têm mais probabilidade de se reproduzir e gerar descendentes. Quando tais vantagens são hereditárias, a prole poderá adquiri-la, fazendo com que, ao longo do tempo, maior número de indivíduos daquela população a possua, com consequente modificação das características globais daquela espécie. Sob esta ótica, indivíduos menos aptos tendem a desaparecer, resultando em uma população mais bem-adaptada ao ambiente.
Este fato justifica porque a evolução não deve ser vista como sinônimo de progresso, já que uma mesma característica que garante o sucesso, em um determinado momento, pode não ser tão favorável em outro momento. Quanto a isso, por exemplo, acredita-se que a anemia falciforme surgiu na África, há milhões de anos atrás. Como indivíduos com a doença falciforme eram mais resistentes à malária; por seleção natural, aqueles com suas hemácias normais tinham mais chances de não resistir à parasitose.
A seleção natural é apenas um dos mecanismos evolutivos conhecidos. Seleção sexual, deriva genética, mutação, recombinação e fluxo genético são os outros, podendo agir de forma a reduzir ou aumentar a variação genética.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
O dicionário Michaelis define evolução como:
1 Ato ou efeito de evoluir. 2 Progresso paulatino e contínuo a partir de um estado inferior ou simples para um superior, mais complexo ou melhor. 3 Progresso contínuo de simplicidade inorganizada a complexidade organizada. 4 Transformação lenta, em leves mudanças sucessivas. 5 Filos Desenvolvimento lógico de uma idéia no tempo; sucessão de sistemas que se engendram uns aos outros. 6 Sociol Progresso ou melhoramento social, político e econômico, gradual e relativamente pacífico, em contraste à mudança violenta, à revolução. 7 Biol Processo pelo qual, através de uma série de alterações gradativas, a partir de um estado rudimentar, todo organismo vivo ou grupo de organismos adquiriu os caracteres morfológicos ou fisiológicos que o distinguem. 8 Biol Fato ou doutrina da descendência de todos os seres vivos de umas poucas formas simples de vida ou de uma só forma. 9 Movimento ou cada um de uma série de movimentos de tropas, navios, aviões etc., para tomar ou mudar a posição ou formação de batalha ou de parada. 10Qualquer movimento destinado a efetuar um novo arranjo, pela passagem de uma posição a outra, dos componentes de um grupo (dançarinos, patinadores etc.). 11 Movimento de certos animais na carreira ou de aves em vôo. 12 No jogo de xadrez, série de movimentos executados por uma peça antes de chegar a ocupar a casa do tabuleiro, necessária para conseguir uma determinada combinação. 13 BotDesenvolvimento, crescimento sucessivo dos órgãos vegetais.E. criativa: evolução que é um processo antes criativo do que explicável mecanicamente. E. histórica: desenvolvimento e aperfeiçoamento progressivo das sociedades e respectiva civilização. E. orgânica: desenvolvimento dos seres vivos pelo crescimento. Teoria da evolução: evolucionismo.
Comente este post