Pular para o conteúdo principal

Não acabo amizade por causa da política


(Autor Desconhecido)

"Não acabo amizade por causa de política.
Se você concorda que os portugueses não pisaram na África e que os próprios negros enviaram seus irmãos para nos servir, acabo a amizade pelo desconhecimento da História.

Se você concorda que de 170 projetos, apenas 2 aprovados, é o mesmo que 500, acabo a amizade por causa da Matemática.

Se você concorda que o alto índice de mortalidade infantil tem a ver com o número de nascimentos prematuros, acabo a amizade por causa da Ciência.

Se você concorda que é só ter carta branca para que a PM e a Civil matem quem julgarem merecer, acabo a amizade por causa do Direito.

Se você concorda que não há evidências de uso indevido do dinheiro público, mas acha que é mito quem usa apartamento funcional "pra comer gente", acabo a amizade pela Moral.

Se você concorda que Carlos Brilhante Ustra não foi torturador e que merece ter suas práticas exaltadas, acabo a amizade por falta de Caráter.

Se você concorda que o Bolsonaro participou, aos 16 anos, da perseguição ao Lamarca, acabo a amizade por falta de Verossimilhança.

Se você concorda que não temos dívida social com um povo que foi arrancado do seu mundo pra servir a outro e que diferenças de tratamento étnico-racial é historinha, acabo a amizade por Racismo.

Se você concorda que as mulheres devem ganhar menos por gerar vidas e que são frutos de fraquejadas, merecendo serem estupradas ou não, de acordo com a sua aparência, acabo a amizade por Misoginia.

Se você concorda que não há possibilidade das pessoas viverem sua sexualidade livremente, com direitos e deveres como qualquer cidadão ou cidadã, mas que devam apanhar para aprender o que é certo, acabo a amizade por Homofobia.

Como vocês podem ver, não acabo a amizade por causa de política.

Acabo pela ignorância, truculência e pelo desrespeito que acompanha quem diz que não se acaba amizade por causa de política.

O fascismo não se discute, se combate."

______________________

Correção necessária: Conforme nos alertaram  vários amigos aqui, e observado na página de Jornalistas Livres,  o autor do texto "Não acabo amizade por causa de política" não é Luis Fernando Veríssimo. Ainda não sabemos quem é o autor, por isso corrigimos a postagem, atribuindo-a a "autor desconhecido". Não temos nenhum compromisso com o erro por isso a correção. Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

O processo de desumanização e coisificação do outro

Introduziremos aqui o tema da não cidadania. P ara isso, refletiremos sobre situações nas quais ocorrem práticas sistemáticas de violação de direitos básicos, que levam ao processo de desumanização e coisificação do outro. Compreender os mecanismos que sustentam esse processo será de fundamental importância. Por isso, mais uma vez, recorremos ao recurso metodológico do estranhamento e da reflexão crítica sobre fenômenos sociais com nos quais nos defrontamos na realidade brasileira. O objetivo é iniciar a reflexão sobre o tema central: o processo de desumanização e coisificação do outro , que faz com que o ser humano seja anulado e desconsiderado como tal. Para isso, a problemática que abordaremos inicialmente é a escravidão contemporânea. Quando terminou oficialmente a escravidão no Brasil? A escravidão foi abolida em 1888, quando a Princesa Isabel promulgou a Lei Áurea. De fato, oficialmente, a escravidão no Brasil foi abolida nessa data. Porém, ela ainda persiste no séc

O Caráter Culturalmente Construído da Humanidade

Nesse texto deveremos tomar consciência de que quase nada é natural no ser humano e que nossas maneiras de agir, pensar e sentir são culturalmente estabelecidas. Para isso, seremos conduzidos à compreensão de que será preciso adotar a postura do relativismo para conseguir compreender o outro e evitar o etnocentrismo. O que vocês acham que nos distingue dos outros animais? A organização em grupos também ocorre entre os animais, mas somente os seres humanos são capazes de criar e transmitir cultura. Esse fator é o que nos distingue dos demais animais. O que é natural no ser humano? Esta questão os ajudará a compreender as questões centrais no que diz respeito da pergunta: O que nos une como seres humanos? e O que nos diferencia? Esclarecemos que elas não serão totalmente neste texto, pois, para compreender o que une e o que diferencia os seres humanos, precisaremos, primeiramente, que refletir sobre o que é natural para o ser humano, qual é a relação que temos com nosso