Conteúdos
Priorizados: No 1º Semestre do Ensino Medio, na
disciplina de Sociologia, introduziremos a compreensão do estranhamento, que é a atitude de distanciamento ante a realidade
a partir de uma reflexão sobre sua vida cotidiana, abordando o afastamento das prenoções e iniciando a construção do olhar de estranhamento,
o que se inicia com um breve histórico do ensino de Sociologia no Brasil e
termina com a discussão sobre o olhar sociológico em relação ao olhar do senso
comum. Em seguida, despertaremos a percepção para o ser humano e seu lugar no mundo
dos homens, isto é, uma primeira ideia de como nos relacionamos com os
outros e de que maneira isso afeta nosso modo de vida. Destacaremos a compreensão
do que é a Sociologia e de como é feita
a análise sociológica a partir de um modo de olhar para a realidade,
auxiliado por teorias e métodos específicos. Será respondida a questão: o que permite ao aluno
viver em sociedade a partir do processo de socialização e da importância
desse processo para o homem. Apresentaremos a compreensão de que, ao se
socializarem, os homens incorporam papéis, a partir das teorias de Erving Goffman. O caráter processual toda construção identitária
será abordado demonstrando que apesar de ser individual, a identidade é socialmente
construída na relação com o outro e
só termina com a morte do indivíduo. A compreensão do que nos une como seres
humanos e o que nos diferencia serão
analisados a partir da compreensão de que quase nada é natural no ser humano, e que, portanto, o que nos une como seres humanos é o fato
de que somos diferentes por natureza. Para isso teremos que evitar o etnocentrismo e adotar o relativismo como postura metodológica
que nos ajuda a compreender o outro. Aprofundaremos a discussão apresentando
outra questão − Por que somos
diferentes? −, a qual não será respondida pelos conceitos de determinismo
geográfico e determinismo biológico, que considera que as diferenças
genéticas explicam as diferenças culturais. Para isso a definição do que é cultura,
quais são suas características, bem como a relação do homem com seus instintos
serão abordadas. Após analisar a centralidade
da cultura como condição que diferencia o ser humano de todos os
demais seres, passaremos a olhar a sociedade para além daquilo que nos
diferencia em termos da língua, dos costumes, da religião, dos hábitos
alimentares e de tudo o que concebemos como cultura. O objetivo é despertar a
reflexão, por meio do recurso do estranhamento,
para as diferenças que situam
indivíduos e grupos em posições hierarquicamente
superiores e inferiores na estrutura social. Tais posições, que podem ser econômicas, sociais ou políticas, conferem
vantagens ou desvantagens de acordo com
o lugar ocupado na estrutura social e revelam a existência de desigualdades com base em
atributos sociais. Nesse sentido, serão estudadas as desigualdades que afetam nossa sociedade em termos de classe, raça ou etnia e gênero. Assim serão introduzidas as
noções de desigualdade e estratificação social. Em seguida, discutiremos o conceito de classe e introduziremos algumas teorias clássicas de estratificação social a partir desse conceito. Será abordada
a problemática da desigualdade racial, a partir da introdução de breve
discussão sobre raça, racismo, preconceito e discriminação
e, em seguida, às diferenças entre raça,
cor e etnia na questão sobre a desigualdade.
Finalmente discutiremos a desigualdade
de gênero, levando em consideração a distinção entre as concepções de gênero e sexo e dados que explicitam a desigualdade
entre homens e mulheres no Brasil.
1º
Bimestre - Conteúdo Programático:
1.
O processo de desnaturalização ou
estranhamento da realidade
2.
O homem é um ser social
3.
A sociologia e o trabalho do sociólogo
4.
A socialização
5.
Relações e interações sociais na vida
cotidiana
6.
A construção social da identidade
2º
Bimestre - Conteúdo Programático:
1.
O caráter culturalmente construído da
humanidade
2. Por que somos diferentes?
3. Como o homem se tornou homem?
4. Desigualdade de classes
5. Desigualdade Racial
6.
Gênero e Desigualdade
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