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Conteúdo Programático – Sociologia 1º Ano – EJA




Conteúdos Priorizados: No 1º Semestre do Ensino Medio, na disciplina de Sociologia, introduziremos a compreensão do estranhamento, que é a atitude de distanciamento ante a realidade a partir de uma reflexão sobre sua vida cotidiana, abordando o afastamento das prenoções e iniciando a construção do olhar de estranhamento, o que se inicia com um breve histórico do ensino de Sociologia no Brasil e termina com a discussão sobre o olhar sociológico em relação ao olhar do senso comum. Em seguida, despertaremos a percepção para o ser humano e seu lugar no mundo dos homens, isto é, uma primeira ideia de como nos relacionamos com os outros e de que maneira isso afeta nosso modo de vida. Destacaremos a compreensão do que é a Sociologia e de como é feita a análise sociológica a partir de um modo de olhar para a realidade, auxiliado por teorias e métodos específicos. Será respondida a questão: o que permite ao aluno viver em sociedade a partir do processo de socialização e da importância desse processo para o homem. Apresentaremos a compreensão de que, ao se socializarem, os homens incorporam papéis, a partir das teorias de Erving Goffman. O caráter processual toda construção identitária será abordado demonstrando que apesar de ser individual, a identidade é socialmente construída na relação com o outro e só termina com a morte do indivíduo. A compreensão do que nos une como seres humanos e o que nos diferencia serão analisados a partir da compreensão de que quase nada é natural no ser humano, e que, portanto, o que nos une como seres humanos é o fato de que somos diferentes por natureza. Para isso teremos que evitar o etnocentrismo e adotar o relativismo como postura metodológica que nos ajuda a compreender o outro. Aprofundaremos a discussão apresentando outra questão − Por que somos diferentes? −, a qual não será respondida pelos conceitos de determinismo geográfico e determinismo biológico, que considera que as diferenças genéticas explicam as diferenças culturais. Para isso a definição do que é cultura, quais são suas características, bem como a relação do homem com seus instintos serão abordadas. Após analisar a centralidade da cultura como condição que diferencia o ser humano de todos os demais seres, passaremos a olhar a sociedade para além daquilo que nos diferencia em termos da língua, dos costumes, da religião, dos hábitos alimentares e de tudo o que concebemos como cultura. O objetivo é despertar a reflexão, por meio do recurso do estranhamento, para as diferenças que situam indivíduos e grupos em posições hierarquicamente superiores e inferiores na estrutura social. Tais posições, que podem ser econômicas, sociais ou políticas, conferem vantagens ou desvantagens de acordo com o lugar ocupado na estrutura social e revelam a existência de desigualdades com base em atributos sociais. Nesse sentido, serão estudadas as desigualdades que afetam nossa sociedade em termos de classe, raça ou etnia e gênero. Assim serão introduzidas as noções de desigualdade e estratificação social. Em seguida, discutiremos o conceito de classe e introduziremos algumas teorias clássicas de estratificação social a partir desse conceito. Será abordada a problemática da desigualdade racial, a partir da introdução de breve discussão sobre raça, racismo, preconceito e discriminação e, em seguida, às diferenças entre raça, cor e etnia na questão sobre a desigualdade. Finalmente discutiremos a desigualdade de gênero, levando em consideração a distinção entre as concepções de gênero e sexo e dados que explicitam a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil.


1º Bimestre - Conteúdo Programático:
1.    O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade

2.    O homem é um ser social

3.    A sociologia e o trabalho do sociólogo

4.    A socialização

5.    Relações e interações sociais na vida cotidiana

6.    A construção social da identidade


2º Bimestre - Conteúdo Programático:
1.    O caráter culturalmente construído da humanidade

2.    Por que somos diferentes?

3.    Como o homem se tornou homem?

4.    Desigualdade de classes

5.    Desigualdade Racial

6.    Gênero e Desigualdade
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