O documentário brasileiro "Retratos de Identificação" que tinha uma projeção-debate agendada para o próximo dia 31 de maio, teve sua sessão cancelada pela Embaixada brasileira em Paris.
O evento havia sido organizado pela Associação Alter'Brasilis. Segundo os organizadores, o cancelamento da sessão foi feito via telefone.
A página oficial do filme no Facebook divulgou o ocorrido. "Sinal dos tempos?"
Dirigipor Anita Leandro, o documentário mostra que, na época da ditadura militar, os presos políticos eram fotografados em diferentes situações: desde investigações e prisões até em torturas, exames de corpo de delito e necropsias. No filme, dois sobreviventes à tortura vêem, pela primeira vez, as fotografias relativas as suas prisões. Antônio Roberto Espinosa, o então comandante da organização VAR-Palmares, testemunha sobre o assassinato de Chael Schreier, com quem conviveu na prisão. Já Reinaldo Guarany, do grupo tático armado ALN, relembra sua saída do país em 1971, em troca da vida do embaixador suíço Giovanni Bucher, conta como foi sua vida no exílio e fala sobre o suicídio de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, com quem vivia em Berlim. Com essas revelações e testemunhos, segredos de um passado obscuro do país voltam a tona.
Confira o trailer do documentário: