domingo, 5 de fevereiro de 2012

Professores High Tech


Professores do ensino médio de escolas públicas receberão tablets ainda este ano

Os professores do ensino médio da rede pública começarão a receber tablets a partir do segundo semestre deste ano, segundo o Ministério da Educação, MEC, informou nesta quinta-feira.

“A inclusão digital tem que começar pelo professor. Se ele não avançar, dificilmente a pedagogia vai avançar”, disse o ministro da educação Aloizio Mercadante em entrevista publicada na imprensa oficial.

As primeiras escolas a receberam o novo material didático serão as 58.700 que já possuem internet banda larga. A expectativa é de que em um ano, 62.230 escolas públicas urbanas recebam o tablet, beneficiando 598.402 docentes.

Segundo a apresentação do projeto, além de acesso à internet, o aparelho também será equipado com revistas pedagógicas, 60 livros de educadores, principais jornais do país e aulas de física, matemática, biologia e química da Khan Academy, organização não governamental que distribui aulas on-line usadas em todo o mundo.

Curta-nos no Facebook

O tablet também poderá substituir o quadro de giz através do dispositivo de lousa digital, uma espécie de projetor combinado com computador. Além disso, com os professores poderão acessar cursos de capacitação presencial e à distância.

A intenção do ministro não é apenas de melhorar a vida do docente, mas também de atrair a atenção dos adolescentes: “O ensino médio é o grande nó da educação. Os indicadores não são bons e a evasão escolar é alta. A escola não está atrativa para o jovem. Esses equipamentos fazem parte do esforço para melhorar o ensino médio”, diz.

O investimento do governo será alto. Para a primeira etapa do projeto é estimado o custo de R$ 150 milhões a R$ 180 milhões para comprar até 600 mil unidades este ano. As empresas que venceram a licitação de venda dos tablets foram a Digibras e a Positivo.

Após os professores do ensino médio, será a vez dos docentes do ensino fundamental. Mas o prazo de entrega para estes ainda não foi divulgado.

Fonte: The Christian Post

Comente este post

Como explicar e entender a “liberdade de escolha” no mundo em que vivemos?

  HISTÓRIA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 TEMA: Desigualdades e vulnerabilidades: desafios e caminhos para uma sociedade democrática e inclus...