Currículo de 2012 divide opiniões: Sociologia, Filosofia e Artes terão 2 aulas semanais
As escolas da rede estadual de São Paulo vão reforçar o ensino das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes a partir do ano que vem. Para isso, haverá a diminuição no número de aulas de matérias como Geografia e História. A medida foi defendida pela dirigente de Ensino, Teresa Lucia dos Anjos Brandão. Mas professores como Nabil Francisco de Moraes, conselheiro estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), criticam a mudança.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a alteração vai acarretar, para o período diurno, diminuição de 25% na carga horária de História e 14% na de Geografia ao longo do ensino médio, além da extinção das aulas de preparação para o vestibular para o 3º ano.
No caso do período noturno, a mudança provoca a diminuição nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a professora Teresa Lucia dos Anjos Brandão, dirigente regional de Ensino, a matriz curricular do ensino médio contemplou todas as disciplinas do currículo, com o mínimo 2 aulas semanais. Em relação à Língua Portuguesa e Matemática, as mesmas terão 5 aulas semanais, segundo ela, "mantendo o maior número de aulas, sem prejuízo ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares".
Professor de História e conselheiro da Apeoesp, Nabil diz que o governo apresentou a proposta de várias alternativas para as escolas mas o tema não foi debatido com a comunidade, professores e gestores. "Acho importante a inclusão destas disciplinas. Elas contribuem para a formação do cidadão. Mas, na maioria das escolas, os alunos têm dificuldade em Matemática e Interpretação de Texto. Por isso, seria necessária uma discussão mais democrática. Imagina que a mesma regra servirá para as escolas dos grandes centros urbanos e também para as comunidades ribeirinhas. Como assim?", questiona o professor, que defende o aumento na carga horária do ensino médio. "Claro, que a longo prazo, poderemos incluir o ensino integral para os alunos do ensino médio", ressaltou.
Técnico
Alunos interessados em cursar o Ensino Médio Técnico têm nova chance de se inscrever no programa. O prazo para matrícula nos cursos foi prorrogado até o dia 22 de dezembro. A chamada é para estudantes inscritos que não estavam entre os 31 mil sorteados na primeira fase.
Poderão se inscrever estudantes que se candidataram para ingressar na modalidade concomitante do programa, que oferece o ensino técnico por meio de 243 instituições de educação profissional, credenciadas em 95 municípios.
Ao todo, são oferecidas 31 mil vagas para estudantes da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. Os jovens puderam escolher entre 433 cursos, que contemplam 58 áreas de formação técnica em diferentes setores da economia. As aulas terão início em fevereiro de 2012.
Fonte:O Diário online
Comente este post