Superando o Etnocentrismo
O Etnocentrismo vem promovendo guerras étnicas em todo o mundo. Suas razões são as mais diversas, pautadas pelo sentimento de superioridade étnica. Guerras poderiam ter sido evitadas se houvesse superação do etnocentrismo. Uma das razões mais importantes para termos uma postura etnocêntrica está ligada ao medo. Medo do outro e, acima de tudo, medo de nós mesmos. Veja este texto:
[...] Quando dizemos que o outro é inferior, automaticamente nos colocamos em uma posição de superioridade. E, se somos superiores, somos os corretos, os melhores. Logo , não precisamos questionar nossa maneira de agir, pensar ou mentir. Pois, quando olhamos o outro e procuramos genuinamente compreendê-lo na sua diferença, muitas vezes não olhamos somente para esse outro. Olhamos também para nós mesmos. Ao aceitar o outro na sua diferença, muitas vezes somos levados a refletir sobre nós. Verificamos que existem outras possibilidades de existência, outras formas de ver e pensar o mundo e que a nossa é uma entre muitas. Não é a única possível e talvez nem a melhor (SOCIOLOGIA, SEE-SP, 2011, p. 10).
[...] Aceitar o outro na sua diferença leva muitas vezes a refletir sobre a própria existência, e as pessoas nem sempre estão preparadas ou simplesmente não querem rever ou repensar seu ponto de vista. Gostamos de achar que esse ponto de vista é o único possível, pois assim esquecemos que é somente uma possibilidade, uma entre outras. Com isso fugimos da responsabilidade de pensar sobre as escolhas que fazemos dizendo que “não temos escolha”, que “o mundo deve ser assim”, “sempre foi assim”, que “não há o que mudar” e que o “diferente está sempre errado”, “é sempre inferior” (SOCIOLOGIA, SEE-SP, 2011, p. 10).
Aperfeiçoando conhecimentos:
Etnocentrismo & Relativismo Cultural
O que é etnocentrismo
Etnocentrismo:Reflexão Constante!
Morte em confrontos tribais
Para pensar: Racismo é burrice!
Vídeos:
Etnocentrismo: Conflitos Étnicos Mundiais
Comente este post