
As transformações ocorridas no mundo do trabalho são o resultado, principalmente, da automação ou introdução de inovações tecnológicas. Essas máquinas modernas que revolucionaram os modos de se comunicar, relacionar e trabalhar facilitaram a vida das pessoas, mas, por outro lado, quando aplicadas ao processo de trabalho, implicam a utilização cada vez menor de mão de obra para obter cada vez mais bens e serviços. Esse é o significado de "ganhos de produtividade". Hoje é possível produzir mais riqueza com um número menor de trabalhadores, produzindo uma massa de sem-empregos enorme no mundo todo.
Veja como a inovação tecnológica substitui o homem por robôs. Abaixo temos 3 vídeos. O primeiro vídeo mostra a linha de produção do fusca, em 1986. O segundo vídeo mostra a fabricação do Ford Focus, em 2009; e, o terceiro, mostra a fabrica da JAC Motors, em 2011.
Perceba como a evolução tecnológica substitui trabalhadores. Na Volkswagen, em 1950, empregava 45 mil trabalhadores; hoje, não passa de 12 mil.
Quem ganha e quem perde com esses avanços??
Para ajudar na compreensão conheça a história da fábrica da Foxconn. Lá os empregados vivem uma espécie de escravidão contratada. Eles trabalham o dia todo, parando apenas para comer rapidamente ou dormir. Eles repetem a mesma rotina todos os dias, exceto nos feriados públicos. Liu concluiu que, para muitos dos empregados, a única saída possível deste ciclo é acabar com a própria vida.